Tipos De Residência Médica: Descubra Quais São E Como Escolher!

· 3 min read
Tipos De Residência Médica: Descubra Quais São E Como Escolher!

O local onde você irá realizar a sua Residência Médica terá grande influência na sequência de sua carreira como médico. No momento desta escolha, você precisa avaliar a reputação do local, o renome da equipe que irá te acompanhar, o programa em si, para conferir a compatibilidade com o que você espera desse momento, dentre outros fatores. O  Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde.


  • Ou seja, a realidade salarial também tem relevância sendo preciso considerar esse fator.
  • Diferentemente de outras profissões, os formados em Medicina não pagam por essa especialização e ainda recebem uma bolsa-auxílio durante o período da residência.
  • O profissional tem muito contato com os pacientes, com quem deve ter muita paciência e empatia, já que a doença é sempre delicada.



É a área para o médico que gosta de procedimentos, de resolutividade rápida e de por a mão na massa. A Associação Médica do Paraná também é um dos programas mais procurados entre os futuros residentes. No edital de 2023, foram cadastrados em seu processo seletivo unificado 34 hospitais participantes.  Ponto de Saúde , cada uma das 106 vagas de Clínica Médica foram disputadas por 19 candidatos. Mas, como você deve saber, no SUS-SP não dá  pra dizer que a concorrência por todas as vagas é “igual”. No processo seletivo, você pode escolher o hospital em que vai atuar, e é claro que as vagas de alguns programas são muito mais disputadas que outros.

Qual A Média Salarial Do Médico Generalista Em Portugal?


O resultado desse trabalho, realizado por milhares de profissionais que atuam no dia a dia do Hospital, se consolida em prêmios e certificações. Enfrentaremos com firmeza o lobby de poderosos que deseja manter o residente  eternamente como mão de obra barata, quase em regime de servidão, e não leva em consideração, em momento algum, o que é melhor para a medicina e para a população. Alguns ainda estão terminando a faculdade, ou seja, tendo que lidar com provas e atividades curriculares enquanto estudam para a residência; outros já estão trabalhando e precisam encaixar essa rotina dentro de uma outra, a dos plantões. Como conversamos na introdução, a concorrência da prova de residência costuma ser muito alta, afinal, não temos tantas vagas quanto médicos formados. Hoje em dia, praticamente todas as outras especialidades recorrem ao radiologista para realização e/ou complemento de um diagnóstico.


Faculdade Santa Casa Bh


As sub-especializações estão ficando cada vez mais comuns, uma vez que o mercado tem se tornado um pouco saturado e, portanto, cada vez mais competitivo. O médico radiologista realizará e avaliará radiografias, ultrassonografias, tomografias, ressonâncias magnéticas e outros exames de imagem. Há também a radiologia intervencionista, onde o médico realiza intervenções minimamente invasivas guiadas por imagem. Há sub-especializações que focam em procedimentos, para aqueles que não gostam tanto assim de consultório. Conheça os benefícios de uma dieta com baixo teor de FODMAPs e o uso de probióticos para pacientes com SII. Está por dentro do que as últimas diretrizes dizem a respeito de hipertensão?

Mentoria Para Residência Médica Med360: Tudo Sobre A Mentoria Que Mais Aprova Na Residência Médica


O oftalmologista raramente dá plantões e, se dá, estes são externos (o profissional só vai à emergência quando chamado). Por isso, mesmo na residência, a carga horária costuma ser bastante tranquila. A anestesiologia é a área que cuida da manutenção vital e da anestesia do paciente durante uma cirurgia. É uma área com grande procura hoje, por oferecer um bom estilo de vida ao médico ao mesmo tempo que paga bons salários.