Clínica Médica: A Especialidade Que Estuda E Trata Patologias No Geral

· 3 min read
Clínica Médica: A Especialidade Que Estuda E Trata Patologias No Geral

O médico clínico, por sua atuação ampla, tem contato direto e indireto com um enorme leque de especialidades médicas. Trata-se do profissional que, no geral, recebe o paciente que chega a uma unidade de saúde, faz um diagnóstico inicial e, se necessário, encaminha a pessoa para um atendimento mais focado no seu problema. Quando um paciente não possui queixas de dor, mas quer realizar uma avaliação completa de seu  estado de saúde, o profissional de clínica médica também é a especialidade a ser procurada.

  • A Reprodução Assistida é o conjunto de técnicas médicas, como a inseminação artificial e a fertilização in vitro, que possibilitam a reprodução humana de maneira assistida.
  • Com isso, apesar da deficiência de equipamentos, recursos e companheiros de outras especialidades, muitos médicos com Residência em CM têm buscado experiência no interior do Brasil.
  • Sua atuação abrange aspectos curativos, preventivos e de pesquisa dessa classe etária.
  • Ela serve para entender os sintomas do paciente, fazer o diagnóstico do quadro, e encaminhar ao tratamento clínico das patologias em adultos, que não necessitam de intervenções cirúrgicas.
  • Porém, em qualquer uma destas áreas e especialidades médicas enfrentar os concursos ou provas exige uma preparação adequada.
  • No entanto, para que o exame seja conduzido da maneira adequada – e para que os resultados sejam confiáveis – a qualificação do profissional responsável é fundamental.



Para mergulhar nesse mundo, conversamos com o Djon Machado, nosso professor que se formou na residência de Clínica Médica na Unicamp em 2019. De cara, ele já mandou o papo reto sobre as características que determinam um bom profissional dessa especialidade. Saiba mais sobre a dislipidemia, sua associação com doença cardiovascular, fatores de risco e opções de tratamento.


Como A Tecnologia Tem Transformado O Trabalho Em Medicina?


Além disso, a especialidade se destaca pelo  seu caráter preventivo, tendo em vista a maior preocupação das pessoas em combater os sinais do envelhecimento precoce e retardar seus efeitos no corpo humano. Afinal, são necessários anos de estudo para se especializar e muito esforço para ganhar experiência e conquistar espaço no mercado. No entanto, optar por uma área é fundamental para quem quer ser bem-sucedido na medicina, tanto pelas oportunidades de carreira quanto pelo maior retorno financeiro.

Exames Simples



Um paciente que realiza exames de rotina com frequência têm mais chances de identificar a ocorrência de alguma doença ainda precocemente . O eletrocardiograma é um exame que avalia a atividade elétrica cardíaca, registrando-a em gráficos que depois são comparados com gráficos padrão. O exame permite identificar desde condições banais até doenças graves do coração, como infartos e disritmias, por exemplo.

Confira Abaixo A Lista De Convênios Atendidos Pela Clínicas Santa Lúcia


Segundo a Sociedade Brasileira de Clínica Médica, aproximadamente 35 mil médicos clínicos estão registrados. Com a conclusão da residência, o profissional deve fazer o registro no Conselho Regional de Medicina para, então, ter a oportunidade de atuar na sua área como médico. Para atuar como médico clínico geral, primeiro, o estudante deve passar pela graduação em Medicina, em um curso reconhecido pelo Ministério da Educação . Esse profissional vai solicitar um check-up anual, oferecer orientações para contribuir com o bem-estar do paciente, além de monitorar a saúde dos atendidos, nesse caso, aqueles com mais de 60 anos.   rinoplastia giba  atua também em ações preventivas, a importância de estar com a consulta em dia, na terceira idade, é bastante importante.